Depois de enfrentar uma séria polêmica com os familiares de soldados mortos na Guerra do Afeganistão e também com as Forças Armadas dos EUA, a Eletronic Arts decidiu que não usará o termo Talibã no modo multiplayer do novo Medal of Honor. Agora, o grupo rival se chamará Opposing Force (Forças Opositoras, em português).
Em um post no blog do jogo, Greg Goodrich, produtor do novo Medal of Honor, declarou que recebeu centenas de comentários – tanto de fãs, quanto de militares, além de amigos e familiares de soldados que foram mortos em combate – a respeito do uso do termo Talibã no modo multiplayer e a possibilidade de controlá-los. Esse feedback expressou preocupação com a inclusão do nome.
“Estas vozes são muito importantes para a equipe de Medal of Honor e conquistaram o direito de serem ouvidas e nos preocupamos com elas”, escreveu Goodrich. “Por causa disso, e pelo fato de que Medal of Honor sempre foi reverenciado tanto pelos americanos quanto pelos soldados aliados, decidimos mudar o nome da equipe rival [no modo multiplayer] de Talibã para Opposing Force.
Goodrich também observa que isso não vai mudar o o modo multiplayer do título. Ele também disse que um dos objetivos de Medal of Honor é respeitar os soldados. “Estamos fazendo esta mudança para os homens e mulheres que servem nas Forças Armadas e também para as famílias daqueles que pagaram o último sacrifício. Esta franquia nunca desrespeitaria deliberadamente, intencionalmente ou não, a sua memória e serviços prestados”.
A polêmica gerada pelo uso do termo Talibã fez com que o Serviço de Câmbio do Exército e Força Aérea dos EUA proibísse a venda do jogo nas 49 lojas da rede GameStop, instaladas nas bases militares norte-americanas ao redor do mundo. O órgão ainda não confirmou se vai rever a sua decisão.
Mesmo com toda a repercussão, a pré-venda do novo Medal of Honor já é a mais rentável de toda a história da franquia.
Para conferir uma prévia no modo Single Player, confira o vídeo abaixo:
E para conferir o modo multiplayer do MoH, clique logo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário