Que o Twitter é uma fonte para boas oportunidades, isso ninguém discute. Mas o microblog mais popular do mundo também já foi usado para protagonizar histórias bizarras. E o site Oddee.com escolheu dez delas e as publicou em sua página. E o Glog garimpou três delas que merecem destaque. Confiram abaixo:
1 – O passageiro que foi preso sob a acusação de terrorismo depois de uma piada no Twitter
Paul Chambers, de 26 anos, ficou preso durante sete horas sob a suspeita de ser um terrorista. Tudo porque ele fez uma piada no Twitter sobre o tempo. Sua viagem para Irlanda estava ameaçada, porque a cidade inglesa de Doncaster estava sob uma violenta tempestade de neve, o que impedia os vôos no aeroporto local, chamado de Robin Hood Airport. Para divertir os amigos, Chamber soltou a seguinte mensagem: “P$#%¨ra, o Robin Hood Airport está fechado! Ele tem uma semana para reabrir, caso contrário, eu vou mandá-lo pelos ares”.
A polícia recebeu a mensagem de Robin a partir de uma denúncia anônima e o prendeu uma semana depois, sob a lei de Atos Terroristas.
2 – O homem que viajou o mundo de graça usando apenas o Twitter
Paul Smith é um blogueiro britânico, escritor e ex-executivo de uma rádio. Defensor dos meios de comunicação social, ele cunhou a frase “twitchhiking”, quando viajou ao redor do mundo usando apenas o Twitter. Em fevereiro de 2009, ele lançou o Twitchhiking Project que, segundo ele, era “uma tentativa de viajar o maior número possível de países ao redor do mundo em 30 dias, tendo como único meio a boa vontade das pessoas que usam o Twitter”.
As regras do projeto estipulavam que Smith não poderia gastar nada com transporte ou hospedagem e ele aceitou apenas ofertas de ajuda por meio do Twitter. Seus planos de viagem só poderiam ser feitos com três dias de antecedência e ele não poderia ficar em um local por mais de 48 horas. Depois dos 30 dias, ele conseguiu passar por países como os EUA, França, Alemanha e até mesmo a Nova Zelândia. De quebra, levantou cinco mil libras para o projeto social Charity: water, que leva água potável para nações do Terceiro Mundo.
3 – O noivo que interrompeu a cerimônia de casamento para atualizar seu relacionamento no Twitter (e no Facebook)
Quando o homem diz o famoso “sim” a noiva em seu casamento, o que ele deve fazer? Beijar a mola, certo? Não se isso acontecer em um casamento de geeks. Antes de beijar a esposa, Dana Hanna, um desenvolvedor de software, sacou o seu smartphone do paletó e atualizou o seu relacionamento no Twitter e no Facebook. Sob os olhares de um pastor atônito, ele digitou no microblog: “Em pé, no altar com @TracyPage que, alguns segundos atrás, se tornou minha esposa. Agora, é hora de beijar a noiva”. De quebra, ele também deu um telefone para a esposa, para que ela fizesse a mesma coisa em suas contas nas redes sociais. Abaixo, veja o vídeo com a cena: